Portal do Cate recebe cursos nas áreas de gestão, logística e elétrica da Fundação Paulistana

Os quatro cursos do projeto FOCO da Fundação Paulistana, da Prefeitura, chegam em versão on-line ao Portal do Cate. As atividades estão disponíveis na plataforma www.cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos com aulas para qualificação profissional de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro e Assistente de Logística. Adaptados para a versão virtual, os cursos têm duração de 30 horas cada, e os alunos que completam essa carga horária recebem o certificado de conclusão.

O programa FOCO foi oferecido em versão presencial em 2019 e capacitou 178 profissionais que aumentaram significativamente suas chances de atuar em gestão, logística e na área administrativa. Em 2020, no contexto de enfrentamento à pandemia, foi possível capacitar outras 75 pessoas.

“Mesmo com a pandemia, as áreas de gestão, logística e elétrica têm altas taxas de empregabilidade. Além disso, por conta do aumento do uso de aplicativos e e-comerce no isolamento social, as empresas necessitam de profissionais qualificados. Esses cursos profissionalizantes são ótimas opções para quem terminou o ensino médio e busca por emprego e geração de renda rapidamente”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Turismo.

Conteúdo programático

Os alunos vão conhecer os principais processos utilizados nas empresas e instituições públicas no curso de Assistente de Recursos Humanos. O profissional estará qualificado para atuar como apoio em ações de recrutamento, seleção e integração, treinamento e desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e na elaboração de planos de cargos e salários. O profissional também estará apto a ajudar em ações de promoção da qualidade de vida e segurança no trabalho nas corporações.

O curso de Assistente de Logística capacita o futuro profissional para o trabalho no apoio à coordenação da cadeia de suprimentos, exercendo atividades auxiliares na aplicação de procedimentos de logística como recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos; além de colaborar no controle das operações logísticas na perspectiva da multimodalidade.

O aluno que escolher assistir às aulas de Assistente Financeiro será capacitado para executar atividades relacionadas aos departamentos de contas a pagar e receber, controle de movimentação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa, lançamentos contábeis para controle de execução orçamentária, preenchimento de formulários, guias e gestão de documentos. Além de identificar e atender a demanda interna da instituição que atua.

No curso de Assistente Administrativo os profissionais vão desenvolver competências para atuar no apoio aos setores de diversas áreas de gestão como administrativos, contábeis, finanças, produção, logística, vendas e recursos humanos. Trabalhando em instituições públicas ou privadas, observando os procedimentos operacionais e a legislação. O profissional irá exercer atividades elaborando e arquivando documentos diversos, atendendo fornecedores, clientes e o público em geral.

Elétrica de baixa tensão

Os quatro cursos que compõem o projeto FOCO chegam ao portal do Cate acompanhados de outra importante qualificação oferecida pela Fundação Paulistana: Introdução à Elétrica.

Trata-se da versão on-line de Elétrica de Baixa Tensão. O aluno recebe o certificado após concluir as dez horas de aula e pode atuar no conserto e reparo em quadros de energia residenciais.

“Em mais de um ano de pandemia, adaptamos os nossos cursos presenciais para edição on-line. Todos gratuitos e com certificado. As pessoas podem se qualificar sem sair de casa e se preparar para oportunidades no mercado de trabalho nas áreas de gestão empresarial, em especial das MPEs, para a retomada econômica, ressalta Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Fonte: Secretaria Especial da Comunicação do PMSP

Os comentários estão fechados.