Decreto 67.444: não há mais necessidade de quitação integral do IPVA antes da transferência de veículo.

No dia 13 de janeiro (sexta-feira), foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (D.O.E.), pelo Governador Tarcísio de Freitas, o Decreto nº 67.444, de 12 de janeiro de 2023, que revoga o artigo 8º do Decreto nº 67.381, de 20 de dezembro de 2022, que determinava a transferência de propriedade de veículos apenas após a quitação integral do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA. 

Assim, com o intuito de não prejudicar as comercializações de veículos, a transferência de documentos de veículos com parcelas a vencer do IPVA do ano corrente voltam a ser permitidas. 

Em suma, trata-se de uma reivindicação realizada pelo setor empresarial das concessionárias e revendas, a fim de desburocratizar a comercialização de carros usados e simplifica o processo de venda entre particulares. 

Cabe ressaltar que o IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). 

Clique abaixo para mais informações sobre o Decreto nº 67.444/23, em vigor desde a data de sua publicação (13.01.2023), produzindo efeitos desde 1° de janeiro de 2023.

Fonte: Assessoria Técnica FecomercioSP

Os comentários estão fechados.