Nesta quarta-feira (12/4) , os vereadores da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovaram o parecer favorável ao PL (Projeto de Lei) 489/2021, que autoriza a colocação de contêineres em pontos viciados de lixo da cidade de São Paulo, chamados “Ecoponto Pronto”, para a coleta de restos de construção, entulho, madeiras, poda, grandes objetos como sofás e colchões.
Segundo a proposta, de autoria do vereador licenciado Ricardo Teixeira (UNIÃO) e coautoria do presidente da Comissão de Política Urbana, vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), os contêineres poderão ficar dois dias por semana em cada local para facilitar o descarte correto dos materiais e sua posterior remoção. Caberá à Secretaria Municipal de Subprefeituras definir os locais de instalação, bem como avisar a população sobre a disponibilização dos equipamentos.
“Sabemos que tem pontos que são comuns de descarte excessivo e irregular de lixo. Ele [PL] estabelece a colocação de contêineres para Ecoponto, inclusive visando a reciclagem e as pessoas que fazem reciclagem, para garantir o maior número possível de lixo tratado em São Paulo e também que evitemos situações como proliferação de insetos, de bichos de animais peçonhentos e também de pontos de alagamentos na cidade”, argumentou Nunes.
Fonte: Câmara Municipal de São Paulo